domingo, 27 de novembro de 2011

O Livro sem palavras ( Métodos de Evangelismo Infantil)





VOCÊ CONHECE O LIVRO SEM PALAVRAS?

FOI CRIADO COM APENAS 3 CORES: PRETO, VERMELHO E BRANCO, POR CHARLES SPURGEON, EM 1866, QUANDO FOI PREGAR NO TABERNÁCULO METROPOLITANO, EM LONDRES.

SEU SERMÃO TINHA O TÍTULO "O LIVRO SEM PALAVRAS".

NÃO SE SABE QUANDO A PÁGINA DOURADA FOI ACRESCENTADA , MAS ELA TROUXE OUTRA DIMENSÃO AO LIVRO, RETRATANDO O AMOR DE DEUS E AS GLÓRIAS DE SEU LAR CELESTIAL.

NOVE ANOS MAIS TARDE, D.L. MOODY USOU O LIVRO COLORIDO EM UM CULTO PARA CRIANÇAS EM QUE CERCA DE 12 MIL ESTAVAM PRESENTES.

FANNY CROSBY, A COMPOSITORA DE VÁRIOS HINOS, TAMBÉM UTILIZOU MUITAS VEZES UM PEQUENO LIVRO DE BOLSO PARA CONTAR A LINDA HISTÓRIA ÀS CRIANÇAS A QUEM TANTO AMAVA.

EM 1895, O LIVRO FOI LEVADO PARA A ÍNDIA POR AMY CARMICHAEL.ELA CONFECCIONOU UMA BANDEIRA DE CETIM NAS CORES DO LIVRO E COLOCOU EM SEU CARRO DE BOIS.ONDE IA CONTAVA A HISTÓRIA, DIVULGANDO O EVANGELHO.

A ÚLTIMA COR, O VERDE, FOI ADICIONADO 15 ANOS MAIS TARDE, PARA REPRESENTAR O CRESCIMENTO NA NOVA VIDA.

OS ANOS SE SEGUIRAM, E O LIVRO SEM PALAVRAS FOI LEVADO A MUITOS PAÍSES E LUGARES. ATÉ HOJE, DEUS TEM USADO ESSE MEIO PARA COMUNICAR SUA MARAVILHOSA MENSAGEM DE SALVAÇÃO.

REVISTA CAMINHANDO E APRENDENDO DA JUERP/2T 2006



Como evangelizar usando o "Livro Sem Palavras"?

Primeiramente iniciamos com um quebra-gelo... peça para a criança ler uma das páginas do livro... seguramente ela vai dizer-lhe que não há nada escrito... esta já é a deixa para você começar a apresentar-lhe a mensagem do evangelho através das cores:
PÁGINA AMARELA - nesta página apresentamos Deus... o amarelo nos lembra o sol (criação de Deus) ou o ouro (material da rua do céu onde vive Deus - ou da coroa que mostra que Ele é Rei). Sobre Deus apresentamos as três verdades básicas a respeito Dele: Deus é Criador (Gn 1:1); Deus nos ama (Jo 3:16); Deus é Santo (Hc 1:13). Pelo fato de Ele ser Santo jamais o pecado entrará no céu... é aí que viramos para a página escura.

PÁGINA ESCURA - Nos confronta com nosso problema: o pecado! A Bíblia nos diz que todos nós somos pecadores (Rm 3:23). Já nascemos com esta natureza e precisamos ser castigados por isso... o castigo é a separação eterna de Deus, a morte eterna (Rm 6:23). Mas porque Deus nos ama Ele teve um plano maravilhoso para perdoar nossos pecados. Viramos para a página vermelha.

PÁGINA VERMELHA - Nos apresenta Jesus Cristo, o Perfeito Filho de Deus que sofreu nosso castigo na cruz do Calvário. Ele morreu por nossos pecados (I Co 15:3, 4), Ele derramou seu sangue para nos dar o seu perdão (Hb 9:22). Por causa de seu sacrifício nós podemos ter nossos pecados perdoados e nos tornarmos filhos de Deus. É o que a página branca ou limpa nos apresenta.

PÁGINA BRANCA (LIMPA) - é neste momento que perguntamos à criança se ela compreendeu a mensagem do livro. Se acredita que Deus a ama, reconhece que é pecadora e aceita o fato de que Cristo morreu por ela. Nesta página leia Jo 1:12 e mostre-a que se receber a Jesus Cristo ela se tornará filho de Deus. Incentive-a a orar ou ajude-a a fazer a oração de confissão. Depois disso fale sobre o crescimento cristão apresentando a página verde.

PÁGINA VERDE - como uma pequena semente deve crescer e tornar-se uma árvore, assim somos nós quando nascemos de novo. O crescimento cristão exige alguns passos: Confissão de pecados (I Jo 1:9), oração, leitura e obediência da Palavra, frequentar uma Igreja e testemunhar de Jesus Cristo para outros.

Este é um pequeno resumo de como apresentar o evangelho usando o Livro sem Palavras. Cuide para que ao apresentar este método a história flua como se fosse uma única história... use a criatividade e se não tiver uma Bíblia para ler ao menos um versículo chave de cada página recite-os de cor... para isso: memorize os seguintes versículos:

Deus te ama (João 3:16 - somente a primeira parte - Deus amou o mundo...), Somos pecadores (Romanos 3:23), Cristo morreu por nossos pecados (I Corintios 15:3 e 4), precisamos receber a Jesus Cristo (João 1:12), devemos crescer na nova vida e tudo começa com a confissão de pecados (I João 1:9).

http://joelbarbosa.blogspot.com/2011/02/metodo-de-evangelismo-1-o-livro-sem.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário